Os turistas procuram alguns opcionais que as grandes agências de turismo não ofertam porque não são lucrativos, mas pequenas agências têm e só bastaria um telefonema de uma agência para outra no intuito de atender a vontade do cliente. A questão é que não fazem e ficam, às vezes, convencendo a fechar seus pacotes opcionais a todo custo. E esquecem de visualizar o ganho e a fidelização do cliente para com a localidade, isto é, deixar a vontade de retornar outras vezes.
Com isso todos ganham a longo prazo!
O sintoma de ações gananciosas das agências é percebido pelas brincadeiras dos turistas perguntando aos guias se para respirar também paga. Se na sua empresa acontece este tipo de “piadas”, é bom refletir seus pacotes e a forma de você se relacionar com o cliente!
Uma empresa de serviço vende sempre promessas que precisam ser especificadas para que o cliente que venha adquirir tenha sua expectativa e satisfação atendida. Também vale para a empresa, como diferencial, a flexibilidade de atender os clientes através de parcerias, quando se defronta com suas limitações. Todos ganham e inclusive a região ou a cidade, consolidando boas referências para os turistas divulgarem para os amigos e a vontade de retornar.
Fonte:
http://mcmoraescosta.wordpress.com/2010/12/19/turismo-satisfacao-do-cliente-x-lucro-dos-negocios/